GOIÂNIA: Prefeitura continua exigindo o registro de ponto dos ACS quatro vezes ao dia

 GOIÂNIA: Prefeitura continua exigindo o registro de ponto dos ACS quatro vezes ao dia

*Publicada em 16.06.2020 às 15h46

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) continuam tendo que acatar da exigência da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia que os obriga a registrar o ponto quatro vezes ao dia. A determinação tem trazido desgaste para a categoria e aumentado a circulação desses trabalhadores.

Os trabalhadores que realizam visitas domiciliares têm de se deslocar grandes distâncias quatro vezes ao dia até a sua respectiva unidade de saúde somente para registrar o ponto. Muitas vezes, é preciso abreviar a visita ou diminuir o número de residências atendidas para realizar o deslocamento.

Inquérito Civil
Depois de tentar negociar com a prefeitura a flexibilização do registro de ponto, o Sindsaúde levou o caso ao Ministro Público do Trabalho (MPT). Como a prefeitura não compareceu as audiências no MPT, o órgão decidiu transformar a denúncia (notícia de fato) do Sindsaúde em Inquérito Civil Público.

Ao fim da investigação, o MPT deverá propor ao município um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para corrigir a situação. Caso a prefeitura descumpra o TAC, o MPT poderá ingressar com uma ação civil pública contra o município de Goiânia.

Para o presidente do Sindsaúde-GO, Ricardo Manzi, além de desnecessária, a medida é desumana e aumenta consideravelmente o risco sanitário, já que, justamente em tempos de pandemia esses trabalhadores precisam circular mais vezes.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud