Trabalhadores do SAMU apresentam reivindicações ao Sindsaúde

Nesta quinta-feira (25), o Sindsaúde se reuniu de forma virtual com os trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Goiânia e presencialmente com a Associação da categoria. O foco foi aprofundar as discussões em torno das adversas condições de trabalho e tratar da publicação de um memorando contra servidores do SAMU.

Além dos diretores do Sindsaúde participaram o presidente da Associação, Jeferson Brito, e a Assessoria Jurídica do Sindicato. O memorando, emitido pela Coordenação do SAMU e encaminhado ao gabinete do Secretário Municipal de Saúde, Wilson Pollara, alega suposta irregularidades em trocas de plantões e pontos não assinados.

Preocupação

O presidente da Associação expressou preocupações sérias, destacando que o documento, ao listar nomes e outros dados dos servidores, expõe os trabalhadores. Ele também denunciou o uso do memorando como um instrumento de perseguição, considerando que o SAMU vem enfrentando denúncias de más condições de trabalho e deterioração da frota.

Reunião virtual com trabalhadores do SAMU de Goiânia.

Por outro lado, os trabalhadores apontam falta de organização e planejamento da coordenação do Samu. Uma trabalhadora argumenta inclusive que “nenhum colaborador assumiu a escala de plantão sem a ciência dos seus gestores”.

Encaminhamentos

A diretora do Sindsaúde, Flaviana Alves, acolheu as queixas dos trabalhadores e assumiu o compromisso de que o Sindsaúde vai acompanhar todo o processo para elucidar a questão e provar a idoneidade dos servidores.

Ricardo Manzi, diretor do Sindsaúde e da Federação Nacional dos Servidores e Trabalhadores da Saúde (FENACSAUDE) que também participou da reunião destaca que entre os encaminhamentos está a realização de uma visita técnica ao SAMU acompanhada pela comissão municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde.

Manzi frisa ainda que o Sindsaúde também buscará uma reunião com o secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara, para abordar e solucionar essas questões e formalizará às denúncias recebidas pelo Sindsaúde aos órgãos competentes.