IPASGO: Fórum dos servidores discute futuro do CDI

 IPASGO: Fórum dos servidores discute futuro do CDI

Membros do Fórum em Defesa dos Servidores e Serviços Públicos do Estado de Goiás, do qual o Sindsaúde também faz parte, se reuniram ontem (15) para discutir a próxima composição do Conselho Deliberativo do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (CDI/Ipasgo). Atendendo a um ofício do presidente do Instituto, Hélio José Lopes, o Fórum indicará novos nomes para substituição dos representantes atuais cujo mandato vence nos próximos dias.

Entre as atribuições do CDI está a apreciação e deliberação sobre assuntos que envolvam a aplicação de recursos e reclamações de usuários e prestadores de serviços; celebração de contratos, convênios, fiscalização e auditoria da administração do Instituto; e acompanhamento da execução da política administrativa do Ipasgo.

Críticas

Durante a reunião, a secretária Geral do Sindsaúde e conselheira do CDI até o ano passado, Flaviana Alves, expôs sua preocupação com a composição do Conselho. Ela que renunciou à vaga no final de 2020 explica que é preciso reestruturar a composição do CDI para que haja democracia e transparência nas decisões tomadas pelo Instituto.

Os conselheiros que representam os servidores são minoria enquanto os membros representantes do governo e dos prestadores, juntos, formam maioria. Assim, o servidor nunca terá voz ativa nos assuntos que lhes interessam”, protesta Flaviana.    

Nesse sentido, a secretaria Geral reforça que a gestão do Instituto deveria ser feita exclusivamente pelo servidor efetivo. “Essa é uma pauta prioritária para o Sindsaúde e não abriremos mão de gerir o Ipasgo com a consolidação de um plano de saúde de qualidade, autônomo, forte, democrático, participativo e transparente“.

Ação judicial

Alguns conselheiros chegaram a pedir a Justiça, por meio de um Mandado de Segurança, a anulação da reunião do dia 16 de dezembro de 2020 que resultou na aprovação da venda do Hospital do Servidor para o Estado de Goiás. A ação ainda tramita.

O fato é que, na convocação para a reunião dos conselheiros, o presidente do CDI não deu o direito de conhecimento amplo e prévio da operação de compra e venda que se pretendia, e sequer, apresentou estudo de viabilidade do hospital, valor do patrimônio, interesse do mercado acerca da aquisição, entre outros detalhes imprescindíveis para a transação.

À época, sem consenso e tempo hábil para debater a transação, dois conselheiros renunciaram por discordar do processo. Para o Fórum, a votação da proposta atropelou o regimento do CDI, já que a mesma procedeu com a composição incompleta.

Hospital do Ipasgo

O Hospital do Servidor Público Fernando Cunha Junior (Hospital do Servidor), também chamado de Hospital de Ipasgo fica localizado no Parque Acalanto, em Goiânia e foi cedido à Secretária de Estado da Saúde (SES) para funcionar como Hospital de Campanha (HCamp) durante a pandemia. Na ocasião, o Fórum foi surpreendido com a decisão, mas diante da gravidade da situação, não se manifestou contrário.  

No entanto, o Fórum lamenta que servidores – usuários do Ipasgo e com complicações da Covid-19 – tenham enfrentado dificuldades para conseguir leito de internações em UTI. Para o Fórum, o problema de vagas poderia ser menor se o Estado tivesse mantido o Hospital do Ipasgo destinado aos servidores (que em tese, o construíram) e aberto um novo HCamp.

As entidades que compõem o Fórum reiteram que o Hospital do Servidor não pertence ao Governo de Goiás e sim, ao funcionalismo público do Estado, que a obra foi sustentada pela contribuição do servidor que detém todo direito sobre ele e que qualquer processo de venda dependeria de uma série de fatores que vai do consenso ao aspecto jurídico.

Fortaleça a sua categoria e aproveite as vantagens que o sindicato oferece.
Filie-se ao Sindsaúde-GO!

Fecebook: SindsaudeGO
Instagram: sindsaude_go
Informações no celular:
clique aqui

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud