Iris promete melhora na Saúde, mas problemas continuam

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, prometeu solucionar os problemas da rede municipal de Saúde, mas a realidade vivenciada na maioria das unidades de saúde da Capital mostra que a situação não mudou. Os profissionais que atuam no Centro de Atendimento Integral a Saúde (Cais) de Campinas relatam diversos problemas, entre eles, a falta de segurança que tem gerado preocupação entre servidor@s e pacientes.

De acordo com as informações colhidas pelo Sindsaúde, a unidade tem sido frequentemente invadida por estranhos que não são pacientes. Ainda segundo os relatos, o Cais tem sofrido com furtos de materiais e equipamentos que podem ser facilmente carregados. Muitas vezes, servidor@s e pacientes são coagidos para não denunciar.

Essas e outras denúncias foram feitas ao Sindsaúde no último dia 11 quando diretor@s do Sindicato montaram uma força-tarefa na unidade para identificar os principais problemas.

Além da falta de segurança, os trabalhador@s denunciam a falta de insumos como seringa 3 ml, álcool 70%, algodão e medicamentos. Além disso, a ausência de um ambiente de isolamento para pacientes com suspeita de H1N1 ou com outro tipo de doença contagiosa coloca em risco a saúde de funcionários e pacientes.

Ainda de acordo com o relato dos servidor@s, na unidade, faltam profissionais e a sobrecarga de trabalho tem comprometido o atendimento.

A presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, informou que o Sindicato tenta uma reunião com a secretária municipal de Saúde e com o prefeito para tratar do assunto. “Essa gestão não pode continuar ignorando trabalhador@s e pacientes“.  Ela destaca que a situação não é uma exclusividade do Cais Campinas e que toda a Capital sofre com a falta de abastecimento, falta de profissionais e de infraestrutura adequada.

Já a diretora de Assuntos Sindicais e Populares do Sindsaúde, Irani Tranqueira,  ressalta que os servidor@s estão sendo penalizado duas vezes porque o prefeito também tem deixado de cumprir direitos historicamente conquistados como a data-base e o plano de carreira. O Sindsaúde está percorrendo as unidades de saúde e coletando denúncias que também serão encaminhadas ao Ministério Público.