Mobilização dos ACS e ACE de Anápolis barra projeto na Câmara Municipal

 Mobilização dos ACS e ACE de Anápolis barra projeto na Câmara Municipal

A atuação conjunta dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Anápolis, ontem (20), resultou na retirada de pauta do Projeto de Lei Complementar Nº 014 na Câmara Municipal. A proposta, de autoria do Executivo, buscava criar atribuições para os ACS e ACE do município.

Para o Sindsaúde, um dos pontos de maior preocupação estava no parágrafo 4 do Artigo 1º do projeto, que previa que o Poder Executivo poderia definir, por meio de regulamento e decreto, os critérios de lotação e distribuição equitativa dos agentes.

A presidente do Sindsaúde, Néia Vieira, acompanhou sessão plenária ao lado da categoria e argumenta que, em nenhum momento, a proposta havia sido discutida com a categoria o que causou preocupação. Néia também enfatiza a importância da participação dos servidores. “Os ACS e ACE demonstraram, mais uma vez, seu poder de mobilização e de engajamento, fundamentais para garantir a retirada do projeto de pauta”.

Presidente do Sindsaúde critica envio de projeto sem discussão com a categoria.

Reunião

Logo após a sessão na Câmara, a presidente do Sindsaúde se reuniu com a secretária de Saúde de Anápolis, Elinner Rosa, e o procurador do Município, para discutir alterações na proposta.

O objetivo do Sindicato durante a reunião foi assegurar a prévia discriminação dessas atribuições, evitando possíveis surpresas e garantindo que não sejam atribuídas aos agentes funções que não estejam em conformidade com a Lei 13.595, também conhecida como Lei Ruth Brilhante, que estabelece as diretrizes da atuação dos ACS e ACE.

Essa vitória demonstra a importância da união e mobilização dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias na defesa de seus direitos e na garantia de uma atuação pautada na legislação vigente. Continuaremos acompanhando de perto as discussões e defendendo os interesses da categoria para assegurar melhores condições de trabalho e valorização profissional”, reitera Néia Vieira.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud