Na Sead, Sindsaúde discute proposta de recomposição salarial dos servidores da SES

Em um esforço contínuo para conquistar reposição salarial dos trabalhadores da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Sindsaúde se reuniu na manhã desta quinta-feira (17) com o titular da Secretaria de Estado de Administração (SEAD), Francisco Sérvulo. Na ocasião, a gestão deu alguns detalhes de como pretende atender à reivindicação do Sindsaúde.

O Sindsaúde, amparado por estudos minuciosos realizados pelo Dieese, tem demonstrado o impacto da defasagem salarial que assola os profissionais de saúde ao longo das últimas duas décadas. Diante disso, a entidade sindical vem sublinhando a necessidade de uma recomposição salarial de aproximadamente 80% para a categoria.

Durante a reunião, o secretário de Administração revelou que o Estado está avaliando diferentes propostas de recomposição salarial para os profissionais da saúde. Ele assegurou que o governo atual planeja reestruturar a carreira da SES dentro das “possibilidades financeiras e com responsabilidade”.

Propostas

Dentre as alternativas em análise, uma das propostas abrangeria a correção de todas as perdas salariais, porém acarretaria um custo aos cofres estaduais da ordem de R$ 1,1 bilhão. Outra proposta sugere uma correção salarial por meio de um reajuste de 30% a 40% no salário-base dos servidores, ligado à restruturação da carreira, beneficiando inclusive aposentados e pensionistas. Essa sugestão aguarda avaliação por parte da SES.

Além disso, Sérvulo destacou que o governo tem como meta, por meio dessa reestruturação, promover mudanças que padronizem as carreiras, introduzindo novos critérios de evolução funcional e possibilidade de aceleração na carreira. O secretário mencionou que o governo pretende aplicar a correção salarial e a reestruturação de carreira em 2024.

“Vamos continuar acompanhando o trâmite dessas propostas. A nossa expectativa é que o governo aplique uma proposta que realmente compense e valorize o trabalhador da saúde, reconhecendo a importância vital do desse setor para a sociedade. Estamos atentos e vigilantes para garantir que qualquer solução apresentada corresponda às necessidades e aspirações dos profissionais que diariamente se dedicam à promoção do bem-estar da população”, enfatiza a presidente do Sindsaúde, Néia Vieira.

Alem da presidente do Sindsaúde, Néia Vieira, e do deputado estadual, Mauro Rubem, participaram da reunião pelo Sindsaúde, os diretores Ricardo Manzi, Flaviana Alves e Ivanilde Batista. A economista da subseção do Dieese, Roberta Reis, também acompanhou a reunião.

Assembleia

Após a reunião com a SEAD, o Sindsaúde conduziu uma assembleia geral presencial e híbrida com os trabalhadores da SES, compartilhando todos os detalhes do encontro.

Seminário

Além de esclarecer as dúvidas dos trabalhadores, o Sindicato deliberou sobre novas ações da categoria. Diante das intenções apresentadas pelo Governo, ficou acordado que, no dia 5 de setembro, às 17h, o Sindicato realizará um seminário no qual o Dieese apresentará dados da situação fiscal do Estado com base na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e informações apuradas sobre a composição do quadro de pessoal do Poder Executivo.

Nova assembleia

Adicionalmente, ficou decidido que uma nova assembleia ocorrerá no dia 12 de setembro, às 15h, na sede do Sindsaúde, seguindo o formato híbrido.