Sindsaúde promove “live” para tirar dúvidas da categoria sobre o plano de carreira da SES-GO

 Sindsaúde promove “live” para tirar dúvidas da categoria sobre o plano de carreira da SES-GO

No final de 2023, Assembleia Legislativa de Goiás aprovou o projeto de autoria do governador que reestruturou o plano de carreira dos servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O PL resultou na Lei 22.524 publicada no dia 3 de janeiro de 2024 no Diário Oficial do Estado.

Entre as mudanças em relação ao PCR anterior (Lei 18.464/14), está o aumento de mais 4 referências (letras) na tabela salarial (P, Q, R e S), reposicionamento do servidor em novas referências conforme o valor da remuneração atual, alterações dos critérios para progredir na carreira e mudança no percentual da progressão que, de 3%, passou para 6.1%.

Reajuste

O plano prevê também reajustes até 2026. Os acréscimos variam de 36,66% a 40% para algumas categorias e 73% a 78% para outras. Segundo a lei, a concessão dos reajustes acontecerá em outubro de 2024, setembro de 2025 e agosto de 2026.   

Live

Para explicar as principais alterações, o Sindsaúde realizou nesta quinta-feira (11) uma live transmitida pelos canais do Sindsaúde na internet. A presidente do Sindsaúde, Néia Vieira, e a diretora Flaviana Alves, responderam aos questionamentos dos filiados e exemplificaram alguns casos de enquadramento na nova tabela.

Assista ao vídeo:

Reivindicações

As diretoras enfatizaram que alguns pontos precisam ser revistos urgentemente no PCR da Saúde, como, por exemplo, a ausência de algumas categorias e falta de isonomia nos reajustes. A direção condenou veementemente a exclusão de servidores e reforçou que Sindsaúde está mobilizado para que seja feita a inclusão dos Agentes de Saúde e Auxiliares. Elas permaneceram no PCR anterior.

Quanto ao percentual dos reajustes, a reivindicação do Sindsaúde é que seja concedido o mesmo percentual para todas as categorias (20.10%). Da forma que está, a reestruturação concede 10,97% para o cargo de Fiscal e Auditor, 11,87% para Analista de Saúde e Assistente de Saúde, e 20,10% para Médico, Cirurgião-Dentista e Regulador.  

Aposentados

Os efeitos financeiros das aplicações dos reajustes da reestruturação de carreira serão concedidos para os servidores inativos e pensionistas com direito à paridade e integralidade conforme artigo do Artigo 7 da Emenda Constitucional nº 41/2003.

Informativo

Também foi informado aos filiados que o Sindicato está preparando um informativo detalhado para ser distribuído aos filiados. Por meio dele, será possível compreender as principais mudanças e simular a evolução na carreira com base na nova lei.

Acesse aqui o novo Plano de Cargos e Remuneração da SES (Lei nº 22.524/24)

Acesse aqui o antigo Plano de Cargos e Remuneração da SES (Lei nº 18.464/14)

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud