Na Alego, Sindsaúde participa de lançamento de campanha para transformar o SUS em Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Foto: Denise Xavier

Durante sessão solene realizada na Assembleia Legislativa de Goiás na quinta-feira (7), a Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia (ABMMD) promoveu, com apoio do Sindsaúde-GO e do Deputado Mauro Rubem, o lançamento da campanha pelo reconhecimento do SUS como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Na tribuna, o conselheiro Nacional de Saúde, membro da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde e da Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia, Antônio Alves De Souza, enfatizou que são muitas as vantagens desse reconhecimento.

Ele destaca que a primeira delas é a visibilidade internacional, trazendo mais investimentos. Segundo, seria a proteção e preservação, assegurando que suas práticas e valores sejam mantidas para as próximas gerações. E por fim, a promoção à saúde, incentivando a ascensão de políticas públicas.

Contudo, o membro da ABMMD lembrou que os desafios são grandes. “Sabemos que não será fácil, porque o reconhecimento de bens geralmente é para símbolos materiais e culturais populares, como o acarajé, a roda de samba, o frevo, a capoeira, por exemplo. E nós estamos lançando esse desafio de reconhecer uma política pública como patrimônio cultural”, destacou Antônio Alves De Souza.

Sindsaúde

Para a presidente do Sindsaúde, Néia Vieira, essa campanha de reconhecimento do SUS é uma excelente iniciativa e muito necessária. “O nosso Sistema Único de Saúde é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo e a esperança de garantia à saúde de milhões de brasileiros. Foi graças ao SUS que não tivemos uma tragédia ainda maior durante a pandemia da Covid-19. Portanto, é nosso dever, enquanto sociedade, lutarmos pelo melhoramento e consolidação do SUS”.

Proposta

A proposta de tornar o SUS como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e foi apresentada pela AMMB e aprovada pela 17ª Conferência Nacional de Saúde realizada no mês de julho, em Brasília. Agora, o objetivo é alcançar o engajamento de todos os estados da federação.

Homenagem

O lançamento da campanha pelo reconhecimento do SUS ocorreu durante sessão solene no Plenário Iris Rezende Machado por iniciativa do deputado Mauro (PT), na qual homenageou integrantes do Conselho Regional de Serviço Social de Goiás (Cress), por ocasião dos seus 40 anos e do Dia Internacional dos Direitos Humanos.

*Com informações da Agência Assembleia Notícias/Foto: Denise Xavier