Negociações da saúde avançam em Senador Canedo; data-base será paga em fevereiro

Diretores do Sindsaúde estiveram reunidos nesta quinta-feira (26), com os demais membros da Mesa Municipal de Negociação Permanente de Senador Canedo para discutir melhorias para os servidores da saúde. Data-base, concurso, adicional de insalubridade e plano de carreira, entre outros, foram pautas do encontro. As negociações avançaram em pontos importantes para o trabalhador.

Data-base

Durante a reunião, a gestão assegurou que o pagamento da data-base está previsto na folha de fevereiro retroativo a janeiro. A reposição salarial, uma das reivindicações das entidades sindicais, será concedida aos servidores no percentual de 5,79% com base no cálculo do IPCA. No entanto, o projeto precisará ser aprovado pela Câmara Municipal.

Insalubridade

Já em relação ao pagamento do adicional de insalubridade para os servidores, outra reivindicação do Sindsaúde, foi informado que os laudos ficaram prontos e que os percentuais serão aplicados já no próximo pagamento. Segundo a gestão, o adicional foi estendido para mais trabalhadores.

No entanto, o Sindsaúde constatou em uma análise inicial que a reavaliação de alguns serviços será necessária para garantir o direito ao adicional de insalubridade, já que o Sindicato os considera insalubres. A orientação é que, o servidor peça essa reavaliação, se for o caso dele.

Reunião da Mesa de Negociação.

Concurso

Outro avanço foi em relação à convocação do concurso público (Edital 001/2019). A secretária de Saúde, Verônica Savatin Wottrich, afirmou que o Município fara um primeiro chamamento do concurso durante o primeiro semestre desse ano, provavelmente me fevereiro, e que fará uma segunda convocação no segundo semestre contemplando todas as categorias.

Piso dos ACS e ACE

Quanto ao pagamento do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) calculado sobre o novo salário mínimo, a gestão disse que a previsão é que ele seja feito na folha de fevereiro com retroatividade a janeiro.

Plano de carreira

Durante a reunião também foi criado um grupo de trabalho para elaborar o impacto financeiro do plano de carreira dos servidores da saúde e agilizar a apresentação da proposta final. Os trabalhos começam já na próxima semana. A expectativa do Sindicato era que nesta reunião e impacto fosse apresentado. A justificativa da gestão foi que houve mudanças no quadro de pessoal e por isso, a apresentação não foi possível.

Assembleia

Ainda ficou deliberada a realização de uma assembleia em parceria com o Sindicanedo e com a Associação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias de Senador Canedo no dia 1º de fevereiro, às 9h. A mobilização ocorrerá na Praça Criativa.

A reunião ocorreu na sede do Instituto de Assistência Médica A Saúde dos Servidores do Município de Senador Canedo (IAMESC) e pelo Sindsaúde participaram, as diretoras Sirley Braga, Flaviana Alves e Elaine Silva.