Nota de repúdio à contratação sem qualificação profissional na saúde

imagem/freepik/drobotdean

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde/GO) vem a público manifestar sua preocupação e repúdio à aprovação do Projeto de Lei nº 1170/22 pela Câmara Municipal de Aragoiânia. O PL permite a criação de cargos comissionados na área da Saúde sem exigência de qualificação profissional e com salários de até R$ 4 mil.

O projeto que contou com o voto favorável da maioria dos vereadores cria os cargos comissionados de Gerente Executivo da Secretaria Municipal de Saúde com remuneração de R$ 4 mil e Coordenador da Atenção Básica da Saúde com salário de R$ 2.889,65.

Além disso, o texto permite ainda a contratação em regime de comissão para os cargos de Gerente Executivo da Secretaria de Saneamento e de Gerente de Licenciamento e Projetos Ambientais, ambos com vencimento de R$ 4 mil.

É preciso ressaltar que o aval da Câmara Municipal para criação de leis como essas é um desserviço para a população, servidores e para administração pública, em geral, porque cria um terreno fértil para o clientelismo político. Permitir que pessoas ingressem no serviço público sem concurso, sem exigência de qualificação profissional necessária e ainda com a responsabilidade de coordenar áreas sensíveis como a saúde preocupa e traz insegurança.

Portanto, o Sindsaúde/GO reitera o seu repúdio a esse tipo de postura e acredita na retificação desse entendimento pelo Legislativo e Executivo municipal de modo a garantir a inviolabilidade do princípio administrativo-constitucional da eficiência. Por fim, o Sindicato reforça seu compromisso com a luta por saúde pública de qualidade e com servidores devidamente concursados e qualificados.

SINDSAÚDE-GO