Nota de solidariedade

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde/GO) manifesta sua solidariedade e apoio aos professores da Secretaria Municipal de Educação presos ontem (25) durante sessão na Câmara Municipal que aprovou a reforma da previdência dos servidores municipais.

É extremamente condenável e preocupante o tratamento dado pela Polícia Militar com o apoio do Batalhão de Choque e da Guarda Municipal a dois docentes por terem se manifestado contra a aprovação absurda do Projeto de Lei 031/2018, no dia 25 de setembro que muda as regras da previdência municipal. Tal ato, representa a essência da criminalização dos movimentos sociais em curso no Brasil.

Durante a votação que contou com a presença das Forças de Segurança fortemente armadas, os professores Fredson e Renato Régis, que estavam na galeria junto dos demais servidores, foram acusados de tumultuar o recinto. A Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana, que inclusive deslocou membros à paisana para a galeria, reagiram com brutalidade. Professores e servidores de outras áreas foram atingidos com spray de pimenta.

Em um clima de guerra, os professores foram detidos e levados à Central de Flagrantes sob a acusação de desacato à autoridade e lesão corporal.

Diante da barbaridade presenciada e do cerceamento da liberdade de expressão cometidos contra aqueles que lutam contra os retrocessos da Administração Municipal, o Sindsaúde reitera o seu apoio e sua solidariedade à toda comunidade docente.

Por fim, o Sindsaúde lembra aos legisladores e demais autoridades que a participação da sociedade nas decisões públicas e que influenciam a vida da população não se trata apenas de direito, mas é um dever.

26 de setembro de 2018

Sindsaúde/GO