Novos conselheiros locais de saúde tomam posse; evento ocorreu na sede do Sindsaúde.

 Novos conselheiros locais de saúde tomam posse; evento ocorreu na sede do Sindsaúde.

Cerca de 900 conselheiros locais de saúde de Goiânia tomaram posse durante a 284ª Plenária do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia que ocorreu na sede do Sindsaúde, no Jardim Santo Antônio, na última quarta-feira (25). A posse será para o biênio 2023-2024.

Os diretores dos Sindsaúde, Bruna Isecke e Alonso Julião (Alonso da Maternidade) também foram empossados como conselheiros locais. O Sindicato Já integra o Conselho Municipal de Saúde por meio da participação da diretora Flaviana Alves, e o Conselho Estadual de Saúde, por meio da vice-presidente, Néia Vieira.

A presidenta enfatizou também que a função do conselheiro não é apenas cumprir tarefas, fazer ofício e encaminhar para o secretário de saúde, ela vai muito além. A tarefa do conselheiro é gigante para atuar fortemente na defesa dos usuários e trabalhadores do SUS.

Os conselhos locais de saúde possibilitam a proximidade da comunidade com a dinâmica dos serviços de saúde da unidade e a interação com as demais organizações do bairro.

“O papel do conselheiro de saúde e importantíssimo, que é organizar na comunidade local, por unidade de saúde e propor como a unidade irá funcionar em parceria com os trabalhadores/as e com os gestores/as da saúde do Município de Goiânia”, ressaltou Néia Vieira.

Néia destaca ainda que a participação das entidades sindicais e associações no Controle Social ajuda a fortalecer a saúde pública porque nele é possível formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Estiveram presentes, no evento, o vereador e deputado estadual Mauro Rubem, a Deputada Federal Adriana Accorsi, a 2°Secretária do MD Acácia Spirandelli, a deputada estadual e presidenta da CUT-GO Bia de Lima e a Presidenta do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia Dalva Bittencourt dentre outros.

O conselheiro empossado, Alonso da maternidade “ ressalta a importância do conselho local de saúde e que em conjunto com o controle social e o apoio do Sindsaúde, podemos buscar melhorias para as unidades de saúde e para os trabalhadores/as e usuários para suprimos todas as dificuldades que possam aparecer.

Alonso ressalta que a lei 1808 é suma importância pois assegura os conselhos locais de saúde e o fortalecimento dos trabalhadores/as e usuários/as da área da saúde. E que possamos realmente lutar fortemente na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud