Pagamento do salário de dezembro traz alívio para servidores da saúde

 Pagamento do salário de dezembro traz alívio para servidores da saúde
*Atualizada em 10.01.2019, às 11h40

Conforme informado pela Secretaria da Fazenda na tarde de ontem (9), o salário do mês de dezembro dos servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi depositado nessa quinta-feira (10). O pagamento tranquilizou milhares de trabalhador@s.

Apreensão

“Foi um alívio muito grande” conta a técnica em enfermagem, Josiane Marques. Ela relata ainda que ficou bastante apreensiva e desmotivada com a possibilidade de atraso no pagamento do salário. “Gera muito transtorno na vida da gente, temos compromissos e pagamos juros também”, justificou.

Na tarde de ontem, a Sefaz divulgou nota em seu portal na internet informando que os pagamentos de sete órgãos seriam liberados nessa quinta-feira somando um total de R$ 255 milhões. Do Executivo, a Saúde foi a única pasta a receber porque, de acordo com a nota e conforme já tinha alertado o Sindsaúde, a folha da Secretaria de Saúde já tinha sido empenhada.

A preocupação dos trabalhador@s é justa já que a possibilidade de parcelamento dos salários gerou bastante apreensão. Em rede nacional, o atual governador Ronaldo Caiado (DEM) sustenta que o Estado está quebrado e que falta dinheiro inclusive, para pagar a folha do funcionalismo.

“Meu pagamento é fundamental, cada moeda é contada” enfatiza o técnico em enfermagem Eridan Guedes. O servidor acrescenta ainda que é “muito importante que o governo estabeleça uma data certa para que a gente possa contar com ela para receber”. Já a técnica de enfermagem, Vânia Buranele, lembra que “não é nenhum favor pagar o funcionalismo em dia”.

O mesmo, pensa a farmacêutica bioquímica e servidora da SES, Lília Carvalho. “Pagamento na data prevista é nosso direito e dever do Estado. Já temos nosso salário defasado e com os juros, fica menor ainda. Acho que a folha de pagamento deveria ser prioridade aos nossos governantes“, protestou.

Data-base

A presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, reitera que superada essa questão do salário dos efetivos, o Sindsaúde partirá para outras reivindicações da Saúde e inclusive, de interesse dos terceirizados. “Temos uma pré-agenda com o secretário de Saúde na próxima semana para discutir plano de carreira, salários pelas OSs, valor da produtividade, os percentuais do adicional de insalubridade, data-base e até mesmo o corte do ponto dos servidor@s durante a greve de 2016”.

Flaviana Alves ressalta ainda que o Sindsaúde se solidariza com as outras categorias que ainda estão sem receber e que, como participante do Fórum dos Servidores, o Sindicato vai continuar mobilizado junto as demais entidades para garantir o pagamento de dezembro.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud