Políticas públicas para o SUS são discutidas em evento promovido pelo Cebes com participação do Sindsaúde

Na última quinta-feira (20), o auditório da Faculdade de História da UFG foi palco de um debate sobre as políticas públicas necessárias para tornar o Sistema Único de Saúde (SUS) mais acessível e eficiente. O evento, promovido pelo projeto “Pequi com SUS” do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes), contou com a participação do Sindsaúde.

O diretor do Sindicato, Willian Matheus, destacou a relevância do encontro, no qual foram abordados temas cruciais, como o histórico de criação do SUS e os desafios enfrentados por esse gigante sistema público de saúde em meio à precarização e à mercantilização. Para o diretor, “o debate foi extremamente proveitoso, permitindo uma reflexão mais aprofundada sobre os caminhos a serem trilhados para aperfeiçoar o SUS“.

Ricardo Manzi, também diretor do Sindsaúde e da Federação Nacional dos Servidores e Trabalhadores da Saúde (FENACSAUDE), trouxe à tona as consequências danosas da precarização da saúde pública.

Em especial, Manzi alertou para os modelos de gestão de caráter privatista que, ao receberem financiamento público, passam a administrar os serviços de saúde de acordo com lógicas mercadológicas, priorizando interesses econômicos em detrimento do bem-estar da população. Esse cenário, segundo Manzi, acaba por dispensar licitações, extinguir concursos públicos e prejudicar tanto os trabalhadores da área como os usuários do sistema, afetando também o controle social.

Um aspecto enriquecedor do evento foi a presença ativa dos estudantes, evidenciando o engajamento do movimento estudantil na defesa de um SUS 100% público e gratuito. Para o diretor Willian Matheus, “o envolvimento dos estudantes é vital para fortalecer a luta em busca de um sistema de saúde mais justo e inclusivo”.

Nós reafirmamos o compromisso de continuar atuando em prol de um SUS cada vez mais acessível, de qualidade e que atenda às necessidades de toda a população. Através de debates construtivos como esse, é possível traçar caminhos sólidos para enfrentar os desafios e garantir um futuro mais promissor para a saúde pública no país”, reiterou Ricardo Manzi ao agradecer à coordenação do projeto pelo convite.