Justiça acata ação de deputados do PT contra privatização do Ipasgo

 Justiça acata ação de deputados do PT contra privatização do Ipasgo

A Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a mudança de regime do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) impetrada pela bancada do PT na Assembleia Legislativa de Goiás foi acatada pela Justiça.

O pedido foi feito pelos deputados estaduais Mauro Rubem, Antônio Gomide, Bia de Lima e pela vereadora Katia Maria, em face da aprovação da Lei nº 21.880 foi aceito pelo desembargador Alan Sebastião de Sena Conceição que determinou a citação do governador Ronaldo Caiado (UB), através do Procurador Geral do Estado.

O governo terá que apresentar a defesa da presunção da constitucionalidade da legislação impugnada, conforme dispõe o § 3º do artigo 60 da Constituição Estadual.

Votação do Projeto de Lei 517/23

Projeto

A alteração do regime jurídico do Ipasgo extinguindo a autarquia e criando um Serviço Social Autônomo (SSA) – pessoa jurídica de direito privado foi aprovada em 20 de abril por 28 votos favoráveis e 8 votos contrários.  Na mesma data, o projeto n°517/23 foi sancionado pelo governador Ronaldo Caiado dando origem à Lei nº 21.880.

Ao argumentar contra a mudança, Antônio Gomide aponta que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) demonstrou que a mudança de regime do Ipasgo não é técnica, mas política do governador Ronaldo Caiado, e irá prejudicar 600 mil servidores.

Sindsaúde protesta na galeria da Alego.

Protesto

Para o Sindsaúde-GO, a mudança pode comprometer o atendimento aos servidores e gerar aumento das contribuições pagas pelo funcionalismo ao Instituto.  

Como outras entidades, o Sindsaúde esteve presente durante todas as mobilizações contra a privatização do Ipasgo, em atos presenciais na sede do Instituto, nas audiências públicas na Alego, em conversas com autoridades da área da saúde do governo, nas redes sociais e por meio da imprensa. Entretanto, a base do governo na Assembleia Legislativa acabou apoiando a investida do governo contra o Instituto.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud