Prefeitura de Flores de Goiás corta adicional de insalubridade, denunciam servidores

Trabalhadores da rede municipal de Saúde de Flores de Goiás, no Nordeste goiano, denunciaram ao Sindsaúde-GO que tiveram o adicional de insalubridade reduzido e até mesmo suspenso após a confecção de um novo laudo de Análises de Atividades e Operações Insalubridade.

Com base nesse laudo pericial realizado no fim do ano passado pela Evolue Segurança, a gestão suspendeu, para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE), o pagamento da gratificação de insalubridade concedida àqueles que atuam em local insalubre. O corte do benefício percebido no contracheque foi recebido com indignação pelos trabalhadores.

Com o propósito de apurar as denúncias, o Sindsaúde encaminhou ofício à gestão municipal na tarde desta segunda-feira (31) solicitando esclarecimentos. O departamento jurídico do Sindicato também acompanha a questão.

Outras reivindicações do Sindicato no município são a implantação do plano de carreira, pagamento da data-base e o cumprimento do piso nacional dos ACS e ACE.