Propostas do Sindsaúde são ratificadas em Congresso Nacional da CUT

O 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT) ratificou as propostas apresentadas pelo Sindsaúde-GO e aprovadas no 16º Congresso Estadual da CUT. O Congresso ocorreu em São Paulo entre os dias 19 e 22 de outubro com o tema “Luta, Direitos e Democracia que Transformam Vidas!”.

Diretores do Sindsaúde marcaram presença no 14º Concut na qual apresentou suas propostas e estratégias que vão ajudar a fortalecer a luta pela garantia dos direitos trabalhistas dos trabalhadores, em especial, os da saúde.

Piso salarial

Uma das moções ratificadas foi a proposta de apoio à luta nacional dos profissionais da enfermagem e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) pelo piso salarial. Nesse sentido, o Sindsaúde convidou todos os sindicatos, organizações populares e cidadãos engajados a se unirem por essa causa tão digna valorizando esses profissionais e todos os trabalhadores da Saúde, assegurando remuneração justa e condições dignas de trabalho.

Privatização

Outra proposta do Sindicato ratificada pelos participantes do 14º Concut foi de repúdio à privatização da saúde pública. O Sindsaúde conclamou as entidades sindicais filiadas à CUT e movimentos sociais e populares a se oporem a essa forma de gestão privatista, que ameaça a integridade dos recursos públicos e a missão fundamental do SUS.

Também foi acatada pelos congressistas a moção de repúdio à Proposta de Emenda Constitucional nº 32 que prevê a reforma administrativa e traz grandes prejuízos aos serviços e servidores públicos. Do mesmo modo, foi ratificada a proposta de realização da auditoria cidadão da Dívida Pública. A dívida pública tem consumido R$ 1 trilhão do orçamento federal ano a ano.

Eixos do debate

Além dos debates em torno da conjuntura social, econômica e política, e de temas que foram desde o protagonismo da central na pauta dos trabalhadores até a construção de saídas para a desigualdade, o Congresso também foi um momento de encontro e de trocas culturais e regionais.

Entre os eixos que orientaram o encontro estava o fortalecimento do sindicalismo cutista e valorização da negociação coletiva e atualização da organização sindical; o protagonismo da CUT na reconstrução do Brasil, da democracia, dos direitos e da soberania; e Intervenção da CUT na reconstrução do desenvolvimento econômico sustentável e combate à desigualdade.