Secretário de Saúde de Goiânia apoia o retorno do auxílio-alimentação para agentes readaptados

Em uma audiência pública realizada na quinta-feira (15), o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Ferreira se manifestou favorável ao restabelecimento do auxílio-alimentação para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemia (ACE) readaptados.

O diretor do Sindsaúde e vereador, Mauro Rubem (PT) propôs ao secretário uma parceria entre os assessores jurídicos mudar a Lei Complementar 248/2013 que veda o recebimento do benefício por servidores atuantes entre outras funções.

Plano de carreira

Além do auxílio-alimentação, a importância da inclusão dos ACS e ACE no plano de carreira dos servidores da saúde também foi abordada pelo Sindsaúde. A vice-presidente do Sindsaúde, Luzinéia Vieira, afirmou que “essa é uma reivindicação antiga do Sindicato e se tornou ainda mais necessária com o passar do tempo. Não vamos recuar até que esse direito se torne realidade”.

Sobre o plano, o secretário admitiu que a situação da categoria é injusta visto que impede o crescimento do profissional do servidor. “A partir do momento que não existe essa visão de futuro dentro da carreira, pode ser considerado inadequado e injustificável”.

O secretário manifestou apoio à reivindicação e declarou que a Secretaria Municipal de Saúde está à disposição para ajudar a conquistar esse direito.

Ficou acordado que, para oficializar o compromisso, as entidades participantes da audiência encaminharão ao gabinete do secretário um documento com todas as pautas debatidas e suas respectivas deliberações.

Cerca de 200 pessoas, entre elas, representantes de entidades, participaram da audiência que foi realizada de forma hibrida a fim de colaborar com os protocolos de segurança por conta da pandemia.