Servidores da vigilância cobram condições de trabalho na pandemia

Os trabalhadores da Vigilância Sanitária de Goiânia são responsáveis por atuar no monitoramento das condições sanitárias de produtos, ambientes, serviços de saúde. Nesse período de pandemia, esses profissionais estão sendo fundamentais para assegurar o cumprimento dos protocolos de segurança conforme determinação dos decretos municipais. No entanto, a categoria denuncia que não tem recebido equipamentos de proteção (EPIs) e, sequer, foi vacinada.

Nesta sexta-feira (12), o Sindsaúde se reuniu com os trabalhadores no prédio do Serviço de Vigilância Sanitária e Ambiental, no Setor Universitário, para discutir a questão. Os servidores relatam que até o momento, fiscais, motoristas e outros profissionais envolvidos na força-tarefa de fiscalização de combate à Covid-19 não receberam máscaras.

Além de proteção adequada para o desempenho das atividades e da fixação de uma escala de revezamento visando evitar aglomeração, o Sindicato também quer a inclusão dos profissionais no grupo prioritário da vacinação uma vez que eles realizam visitas em hospitais, clinicas, bares, restaurantes, entre outros.

A falta de segurança no trabalho acaba comprometendo o desempenho dessas atividades. Essa não é uma preocupação apenas com os profissionais da Vigilância Sanitária. Policiais militares e membros da Guarda Civil Metropolitana também não foram vacinados.

Encaminhamento
O Sindicato vai encaminhar um novo ofício ao secretário municipal de Saúde cobrando o atendimento imediato das demandas e informando sobre uma nova assembleia que ocorrerá no dia 19, às 8h30. O Sindsaúde também vai levar a demanda ao Conselho Municipal de Saúde, visto que o Conselho integra o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública para o novo. Coronavírus (COE-Ncov).