Sindsaúde acompanha sessão no STF que discute aplicabilidade do piso salarial do ACS e ACE

 Sindsaúde acompanha sessão no STF que discute aplicabilidade do piso salarial do ACS e ACE

Diretores do Sindsaúde foram ao Supremo Tribunal Federal para acompanhar a sessão plenária presencial que discutiu a aplicabilidade do piso salarial do ACS e do ACE nos estados, no DF e nos municípios, independentemente do regime jurídico a que estiverem vinculados.

O vice-presidente do Sindsaúde-GO, Aliandro Paulo, e demais diretores acompanharam o debate do recurso (RE 1279765) que tem repercussão geral em todo país.

Na prática, o que está em discussão é se o piso da categoria tem legitimidade constitucional e se outros proventos podem ser usados para compor o piso salarial.

Durante a sessão houve consenso sobre a constitucionalidade do piso, mas a discussão se ele deve equivaler ao vencimento ou a remuneração ficou para depois. O assunto deve voltar à pauta do STF nos próximos dias.

O julgamento começou na semana passada com a apresentação de relatório e manifestação das partes e segue agora com a apresentação do voto do ministro Alexandre de Moraes (relator).

Estamos acompanhando esse debate com muita preocupação, uma vez o que os ministros decidirem, valerá para agentes de todos os municípios brasileiros. A nossa defesa é de que o piso salarial regulamentado pela EC 120 é o vencimento base pago aos agentes e não à remuneração total recebida”, frisa o vice-presidente do Sindsaúde.

Além do vice-presidente, acompanha sessão os diretores do Sindsaúde, Bruna Isecke, Silvia Regina, Antônio Severino e Noêmia Gonçalves.

 ***Com informações do portal do STF

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud