Sindsaúde é eleito para o Conselho Estadual de Saúde

*Publicada em 26.11.2020 às 19h15

Néia Vieira/Vice-presidente do Sindsaúde-GO

O Sindsaúde-GO conquistou, mais uma vez, uma vaga entre os titulares do Conselho Estadual de Saúde (CES-GO) na última quarta-feira (25). O Sindicato é uma das entidades com direito de voto eleitas para representar os trabalhadores durante o mandato de 2021 a 2024.

O CES é a instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS) de caráter permanente e deliberativo, no Estado e tem como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde. Com a conquista, além de trabalhar em defesa dos direitos dos servidores da saúde, o Sindicato pode propor soluções para melhorar a saúde em âmbito estadual. A voz do Sindsaúde no Conselho, continua sendo a vice-presidente do Sindsaúde, Néia Viera.

É competência do Conselho, dentre outras, aprovar o orçamento da saúde assim como, acompanhar a sua execução orçamentária. Também cabe ao pleno do CES- GO a responsabilidade de aprovar a cada quatro anos o Plano Estadual de Saúde. Ele é formado por representantes do governo, dos prestadores de serviços, dos profissionais de saúde e dos usuários do SUS.

*Com informações da Secretaria Estadual de Saúde