Sindsaúde participa da marcha em defesa da Saúde Mental e cobra fortalecimento dos serviços

O Sindsaúde participou na manhã de hoje (18), Dia Nacional da Luta Antimanicomial, da marcha em defesa do fortalecimento dos serviços de Saúde Mental e do cuidado em liberdade. O ato que ocorreu em Goiânia cobrou da gestão municipal, mais recursos para os serviços da Rede Atendimento Psicossocial.

Os participantes se concentraram na Praça Cívica e, de lá, saíram em passeata em direção ao Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás, localizado na Praça Universitária. Durante a marcha, o Sindsaúde-GO e outros participantes reivindicaram diversas demandas relacionadas à saúde mental.

Entre as demandas, destacou-se a necessidade de um cuidado humanizado, com foco na qualidade do atendimento prestado aos pacientes. Além disso, os diretores do Sindsaúde-GO e demais participantes cobraram mais recursos para o abastecimento de medicamentos, a adequação e conservação dos imóveis da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), a reestruturação da rede e a melhoria das condições de trabalho para os profissionais de saúde que atuam nesse campo.

Além de mostrar a importância do cuidado em liberdade, humanizado e sem manicômios, esse ato busca chamar a atenção para a importância de investimentos adequados na saúde mental, visando garantir um atendimento de qualidade e promover o respeito aos direitos humanos das pessoas em sofrimento psíquico“, ressaltou a presidenta do Sindsaúde, Néia Vieira.

A atividade foi realizada pelo Coletivo Desencuca, Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental (Aussum) em parceria com Sindsaúde, Sintsep, SintfespGO/TO e outras entidades sindicais.