Sindsaúde reitera crítica à tentativa de intimidação a servidores em Anápolis

*Publicada em 19.11.2020 às 18h24

A pedido do Sindsaúde-GO, a Polícia Militar do Estado de Goiás abriu Sindicância para apurar os fatos relatados pelo Sindicato sobre a conduta de policiais durante uma carreata realizada em Anápolis no dia 1º de julho de 2020. Nesta quinta-feira (19), diretores do Sindsaúde receberam um oficial da PM para detalhar o ocorrido.

A entidade vinha cobrando explicações da Secretaria de Segurança Pública (SPPGO) sobre a tentativa de intimidação ao servidores municipais de Anápolis durante uma carreata no dia 1º de julho deste ano quando servidores cobravam do prefeito Roberto Naves (PP), melhores condições de trabalho e cumprimento de direitos trabalhistas.

Ao interceptar, com 10 viaturas, a carreata que seguia pacífica, a PM alegou que a mobilização era ilegal. Um dos soldados chegou a proibir o cinegrafista do Sindicato de filmá-lo. A carreata seguiu após negociação com a PM.

À época, o presidente do Sindsaúde – GO, Ricardo Manzi, lamentou o ocorrido e afirmou que situações como essas, onde o trabalhador é intimidado por cobrar seus direitos e denunciar o descumprimento da lei, fragilizam a democracia brasileira.

Nessa quinta-feira, Ricardo Manzi, reiterou que é preciso assegurar o direito dos trabalhadores e a liberdade de manifestação. Esperamos que incidentes como esse nunca volte a ocorrer. “Vivemos em uma democracia e nenhum trabalhador pode ser coagido por cobrar melhores condições de trabalho e seus direitos trabalhistas”.