Sindsaúde se reúne com trabalhadores de Anápolis para discutir situação da categoria e repassar informes

O Sindsaúde realizou Assembleia Geral com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE) de Anápolis na tarde de quinta-feira (6) na Praça do Ancião, ao lado da Prefeitura Municipal. O objetivo da mobilização foi discutir a situação da categoria e fornecer atualizações das negociações aos trabalhadores.

Durante a assembleia, a presidente do Sindsaúde, Néia Vieira, reiterou o compromisso do Sindicato de dar continuar buscando o diálogo com o Legislativo e a Prefeitura para evitar perdas de direitos e redução salarial.

Gratificação

Um dos pontos abordados foi a proposta de criação de uma nova gratificação por produtividade, discutida durante encontro com o líder do prefeito e vice-presidente da Câmara de Anápolis, o vereador Jackson Charles.

Reunião entre a presidente Néia Vieira e o vereador Jackson Charles.

Néia Vieira explicou que essa nova gratificação seria uma alternativa ao pagamento da gratificação por Função, visto que ela não encontra respaldo na legislação vigente. O adicional  de insalubridade pago concomitante com a gratificação por função tem sido questionado e objeto de projeto de lei na Câmara Municipal que visa a exclusão de uma delas.

“Essa proposta de produtividade, se implementada, poderá ser um instrumento de gestão municipal e garantir que os trabalhadores não tenham perdas salariais”, frisa Néia Vieira.

Piso do ACS e ACE

Outro tema abordado foi o pagamento do piso salarial do ACS e do ACE. Enquanto o Município entende que o piso salarial pode ser a soma de toda a remuneração recebida pelos agentes, incluindo vantagens atuais, o Sindsaúde defende que o piso deve ser apenas o vencimento inicial na carreira, sem considerar gratificações e outros benefícios. Essa questão também foi discutida durante a reunião com o líder do prefeito.

O Sindsaúde continua empenhado em garantir os direitos dos trabalhadores da saúde em Anápolis, buscando o diálogo e a negociação com a gestão. A mobilização e a participação ativa dos trabalhadores são fundamentais para a defesa dos interesses da categoria.

Além da presidente do Sindsaúde, participaram o vice-presidente do Sindicato, Aliandro Paulo, e a diretora Silvia Regina.