VITÓRIA! Agentes de Saúde e de Combate a Endemias conquistam reajuste do piso salarial

O veto do presidente Michel Temer (MDB) que impedia o reajuste do piso salarial para Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias foi derrubado no início da tarde desta quarta-feira (17). Em Brasília, o Sindsaúde, a Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias (Fenasce) e outras entidades representativas dos agentes, se articularam durante toda a manhã para garantir a vitória às duas categorias.

O reajuste para os agentes de todo o país será feito anualmente em percentual definido na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O piso salarial que atualmente é de R$ 1.014 passará para R$ 1.250 em 2019. Já em 2020, o valor será de R$ 1.400 e em 2021 subirá para R$ 1.550.

Em julho, a Medida Provisória 827/18 que regulamentou a profissão dos agentes e que também tratava do aumento salarial foi aprovada na Câmara Federal e no Senado. No entanto, o Planalto vetou os pontos que estipulavam o reajuste do salário.

Na tarde desta quarta-feira, o Congresso Nacional realizou uma sessão conjunta para discutir a matéria o que resultou na derrubada do veto presidencial.

O diretor de Comunicação do Sindsaúde e da Fenasce, Leocides de Souza, acompanhou a votação e parabenizou as duas categorias. “Esperávamos esse reajuste há quatro anos! Foram inúmeras mobilizações e apesar dos movimentos contrários, hoje estamos colhendo os resultados dessa perseverança. Essa não é uma conquista do Sindsaúde, mas de todos os agentes que acreditaram nessa luta”, ressaltou.

Também acompanharam a sessão, o diretor do Sindsaúde, Willian Matheus, e o agente de saúde, Aliandro de Jesus. A articulação teve o apoio do deputado federal, Rubens Otoni (PT).