VITÓRIA! Concedida a progressão dos servidores da SES; veja a relação:

Após diversas cobranças do Sindsaúde, com o intuito de assegurar a aplicação de direitos trabalhistas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) publicou nesta sexta-feira (10), a Portaria 1011/23 que concede a progressão de carreira dos servidores estaduais da saúde conforme a Lei 18.464/14.

Com efeito retroativo a partir de 1º março de 2023, a portaria traz a relação dos trabalhadores contemplados com a evolução funcional e a data de quando o servidor adquiriu o direito à progressão. Cada mudança de referência (letra) dentro carreira corresponde a um acréscimo de 3% sobre o salário-base e deve ser aplicada a cada dois anos. A última concessão ocorreu em 2021.

Para o presidente do Sindsaúde, Ricardo Manzi, a publicação da portaria é uma vitória para a categoria e que é resultado do trabalho constante do Sindicato em defesa da garantia de direitos trabalhistas.

Discutimos amplamente com o atual secretário estadual de Saúde, Sérgio Vêncio, a importância do pagamento das progressões de carreira. Reiteramos ela faz parte do reconhecimento do trabalho prestado pelo servidor público“, pontua Manzi.

O presidente lembra ainda que, em caso de dúvidas, o servidor pode procurar o Sindicato para mais esclarecimentos e até para obter assessoria jurídica. “Nossos filiados podem procurar o Sindsaúde por meio do telefone (62) 3231-0303 ou enviar nome completo, matrícula e telefone pelo e-mail sindsaude@sindsaude.com.br e informar o problema”.

Recomposição salarial

Outra pauta de reivindicação é a recomposição das perdas salariais da categoria. O Sindicato vem construindo um diálogo com o Executivo para recompor essa defasagem. Na última reunião entre o Sindsaúde e o governador Ronaldo Caiado, a vice-presidente, Néia Vieira, detalhou o cenário financeiro preocupante enfrentado pelos trabalhadores da Saúde e que tem comprometido até mesmo a alimentação e a compra de medicamentos.