AUDIÊNCIA: Sindsaúde discute assédio moral e práticas antissindicais com MPT

 AUDIÊNCIA: Sindsaúde discute assédio moral e práticas antissindicais com MPT

A presidente do Sindsaúde, Néia Vieira, participou na sexta-feira (4) de audiência pública na Procuradoria Regional do Trabalho em Goiás (MPT) cuja pauta foi o combate ao assédio moral e às práticas antissindicais. A discussão foi conduzida pelo procurador do Trabalho, Dr. Luís Fabiano de Assis e teve a participação de outras entidades.

Durante a audiência, o Sindicato trouxe para a discussão as respostas fornecidas ao MPT por meio de um preenchimento de formulário sobre assédio moral e práticas antissindicais. Néia Vieira destacou que, infelizmente, essa realidade é vivenciada por trabalhadores nos diversos municípios durante sua participação nas ações sindicais. “Alguns deles, inclusive, são penalizados com cortes de ponto como forma de retaliação e isso, muitas vezes, leva o trabalhador a se distanciar da entidade que o representa” relatou Néia.

Participação nos TAC’s

Um dos desdobramentos da audiência foi o compromisso do procurador de incluir nos Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), que estão sendo elaborados pelo Ministério Público do Trabalho, itens que obrigam os empregadores a convidarem os sindicatos representativos das categorias a participar das reuniões e processos formativos que tratam de assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.

“O procurador se mostrou extremamente sensível a essa causa e foi muito assertivo na tomada de decisão de alteração dos TACs. Ao destacar a necessidade da participação das entidades representativas nessas audiências, o procurador assegura que os trabalhadores tenham voz nessas negociações, possibilitando assim, a proteção dos seus direitos”, reitera Néia.

As entidades saíram da audiência com a certeza de terem o apoio do MPT no combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho e com a promessa de encontrar, sempre aberta, as portas da Procuradoria para aprofundarem as discussões sobre práticas antissindicais como forma de combater qualquer obstáculo à preservação dos direitos dos trabalhadores.

Projetos

As informações foram coletadas por meio de formulário e durante a audiência pública foram o fio condutor das discussões e são parte de projetos da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical que deverão ser implementados em Goiás.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud