Caiado sinaliza reunião com Sindsaúde até o fim do mês para discutir recomposição salarial da saúde

 Caiado sinaliza reunião com Sindsaúde até o fim do mês para discutir recomposição salarial da saúde

Após articulação do diretor e deputado do Sindsaúde, Mauro Rubem, o governador Ronaldo Caiado sinalizou que poderá se reunir com o Sindicato ainda no mês de maio para tratar da recomposição dos servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A informação foi repassada durante a assembleia da categoria que ocorreu no dia 4 de maio.

Negociação

O Sindsaúde tem buscado ampliar o diálogo com o Executivo para recompor as perdas salariais dos trabalhadores SES. A categoria já acumula 80% de defasagem salarial nos últimos governos. Nesse contexto, o Sindsaúde tem levado algumas propostas de negociação ao governo. Uma delas, é a incorporação da gratificação de produtividade.

Ainda durante a assembleia, o Sindicato informou que o governador solicitou a criação de um grupo de estudo para elaborar uma contraproposta de negociação. Havendo consenso, a expectativa é que essa proposta seja encaminhada até setembro para apreciação do Legislativo.

Data-base 2023

Caiado também pretende se reunir com o Fórum Goiano em Defesa dos Serviços e Servidores Públicos de Goiás para discutir as pautas em comum do funcionalismo como data-base, por exemplo.

Recentemente, o Sindsaúde protocolou no Centro Administrativo, juntamente com as entidades que compõem o Fórum, um pedido de pagamento da reposição salarial referente ao ano de 2023. O percentual reivindicado é de 5,93% com base no Índice Nacional Preços ao Consumidor (INPC). No documento, as entidades também cobraram o pagamento das demais datas-bases atrasadas sob a gestão do governo Caiado (2019,2020 e 2021) que somam 13,95%.

Ipasgo

Na ocasião da assembleia, o Sindicato também informou sobre a luta da entidade contra a privatização do Ipasgo. Alteração do regime jurídico extinguindo a autarquia e criando um Serviço Social Autônomo (SSA) – pessoa jurídica de direito privado foi aprovada na Assembleia Legislativa em 20 de abril por 28 votos favoráveis e 8 votos contrários. No entanto, a Justiça acatou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada pela bancada do PT na Assembleia Legislativa de Goiás.

Aposentadoria

A Assembleia da categoria também contou com esclarecimentos jurídicas. O Sindsaúde orientou seus filiados e filiadas sobre o ressarcimento da contribuição previdenciária.

Após ação judicial movida pelo Sindsaúde-GO, a Justiça reconheceu que servidores aposentados e pensionistas da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que são filiados ao Sindicato têm direito a receber a restituição de contribuições cobradas indevidamente em 2019.

Averbação de tempo insalubre

Outra orientação dada aos filiados e filiadas foi sobre aproveitamento de tempo de serviço. O Sindicato esclareceu que após decisão de Repercussão Geral do STF, os servidores que atuaram em locais insalubres podem solicitar ao Estado a conversão do tempo insalubre para o tempo normal.

Para solicitar, é preciso protocolar um pedido de Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT) e de Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) no Sistema Eletrônico de Informações do Estado. Para a mulher, a regra de conversão prevê dois meses a mais de tempo de serviço para cada ano trabalhado em local insalubre. Já o homem, adquire quatro meses a mais para cada ano trabalhado em local insalubre.

Encaminhamentos

Como parte dos encaminhamentos, ficou acordado que o Sindsaúde irá produzir um informativo para levar novas informações aos filiados e filiadas. Também serão criados grupos de organizações de base. Outra proposta é aproveitar o alcance das redes sociais para intensificar a mobilização nas redes em defesa da valorização do trabalhador da saúde. Uma nova assembleia ficou marcada para o dia 9 de junho.   

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud