Chega de prejuízo! É preciso cumprir o plano de carreira da Saúde de Aparecida de Goiânia

Doctor with a stethoscope in the hands and hospital background.

*INFORMATIVO

O Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos (PCCV) é uma das principais formas de garantir a valorização profissional e o reconhecimento do servid@r. Em 2014 – após muita luta – a implantação do PCCV se tornou realidade para os trabalhador@s da rede pública de saúde de Aparecida de Goiânia com a aprovação da Lei Complementar 085. Porém, a prefeitura nunca cumpriu a proporcionalidade salarial entre níveis.

O Artigo 7 da Lei 085/14 estabelece a proporcionalidade salarial de 65% do grau II para o grau I, 65% do grau III para o grau II, 100% do grau III para o grau IV e 100% do grau IV para o grau V como forma de reconhecer os esforços do trabalhad@r.

O descumprimento tem gerado uma defasagem salarial que impacta diretamente o bolso do trabalhad@r. De acordo com a subseção Goiás do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), as perdas acumuladas dos servidor@s da saúde chegam a 71,43% do salário.

Para evitar que esse direito continue sendo desrespeitado, o Sindsaúde tem cobrado insistentemente dos gestores o cumprimento integral do PCCV, inclusive o Adicional por lotação em Unidade de difícil provimento ou difícil acesso que também não é pago. Para avançar nas negociações, o Sindicato realizou até uma carreata pelas ruas da cidade de Aparecida de Goiânia como forma de sensibilizar as autoridades.

Portanto, a fim de ajudar você, trabalhad@r, a compreender o tamanho do prejuízo, o Sindsaúde preparou uma tabela onde o servid@r pode calcular individualmente (logo abaixo) o tamanho da sua perda salarial. Esse informativo é mais que um convite, é uma convocação para aumentarmos a nossa mobilização e darmos um basta no desrespeito aos nossos direitos. Baixe aqui o informativo em PDF.