CNTSS/CUT divulga Nota em homenagem aos profissionais da enfermagem pela passagem do “Dia Internacional da Enfermagem”

imagem/freepik

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social vem a público na data de hoje, 12 de maio, para prestar as merecidas homenagens aos profissionais da enfermagem pela passagem do “Dia Internacional de Enfermagem”. Nesta data, reitera-se o reconhecimento destes trabalhadores e trabalhadoras que atuam permanentemente na defesa da vida. Neste momento tão particular da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) os compromissos profissional, social e humanitário destes trabalhadores são ainda mais intensos e fundamentais para toda a sociedade.

A data de hoje é também um momento de grande reflexão para a sociedade, governos e empresários sobre a relevância dos serviços prestados por estes profissionais, as condições precárias em que realizam suas funções e a necessidade de valorização da enfermagem garantindo melhores salários e condições e relações de trabalho. Infelizmente o país amarga a trágica marca de estar em primeiro lugar no número de profissionais de enfermagem que vieram a óbito por Covid-19 em todo o mundo. Uma situação denunciada e combatida pelas entidades representativas destes profissionais e que conclama o envolvimento de toda a sociedade para que sejam estabelecidas ações prioritárias para que estas dinâmicas de descuido e morte sejam interrompidas imediatamente.

A “Semana de Enfermagem”, que tem seu período de 12 a 20 de maio, será um momento de grande visibilidade sobre a enfermagem e vem acompanhada de uma forte e expressiva agenda de atos e mobilizações por todo o país. A CNTSS/CUT orientou suas entidades filiadas a intensificarem suas estratégias de lutas neste período e agregarem suas agendas às do Fórum Nacional da Enfermagem. Entre as pautas de destaque está a mobilização junto ao Senado Federal para aprovação do Projeto de Lei Nº 2564, do senador Fabiano Contarato (Rede ES), que prevê a adoção do piso salarial nacional para a enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras), tendo como referência às 30 horas semanais de trabalho.

A CNTSS/CUT reafirma assim seu compromisso permanente e histórico de defesa das pautas de interesse dos profissionais da enfermagem. Neste momento também parabeniza todos estes trabalhadores e trabalhadoras pelo fundamental e excepcional papel que executam na sociedade. Estamos falando de uma categoria com cerca de 2,4 milhões de profissionais, sendo quase 65% da mão de obra do setor da saúde e 85% dos cargos ocupados por mulheres. Parabéns a todas e todos.

CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social