Deputado José Mario Schreiner apresenta requerimento para envio da PEC 14 à CCJ da Câmara Federal

Foto: Will Shutter/Câmara dos Deputados

Após pedido do Sindsaúde, o deputado federal por Goiás, José Mario Schreiner (DEM), apresentou nesta quarta-feira (13) requerimento para o envio da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 14/2021) à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara Federal.

Leia também: Durante visita o Sindsaúde, deputado federal Rubens Otoni reafirma compromisso com pautas da saúde

O objetivo é dar celeridade, nos termos regimentais, à tramitação da PEC 14 que cria aposentadoria especial para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE). A aprovação da proposta asseguraria aos agentes ao direito de se aposentar com 25 anos de trabalho.

Os deputados federais por Goiás, Rubens Otoni (PT) e Elias Vaz (PSB) fizeram o mesmo. Os parlamentares solicitaram o envio da matéria para a CCJ da Câmara. Na segunda-feira (11), o apoio à pauta dos agentes foi uma das reivindicações do Sindsaúde durante a visita de Rubens Otoni à sede do Sindicato.

“Garantir a aposentadoria especial (PEC 14) e o reajuste salarial (PEC 22) para o agente é assegurar o reconhecimento dessa categoria que, durante anos de trabalho, se dedicou à atenção básica exposta à violência social e as adversidades climáticas”, reforçou o diretor do Sindsaúde, Aliandro Paulo.

PEC 14

A proposta de emenda foi apresentada pelo deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade/MT) e propõe a alteração do Artigo 198 da Constituição Federal. Por meio do parágrafo 5º – C, a PEC 14 prevê a concessão ao Agente Comunitário de Saúde e o Agente de Combate às Endemias que comprovar atuação por 25 anos exclusivamente no efetivo exercício das suas funções de campo e nas unidades de saúde da atenção básica ou da vigilância epidemiológica e ambiental em atividades relacionadas às suas funções, coordenação, supervisão ou representação dos profissionais, terão direito à aposentadoria especial e a pensão de forma integral e paritária.