ESTADO: maioria dos servidores decide aceitar proposta de 10,16% para receber data-base

Durante assembleia conjunta que reuniu centenas de servidores da Educação, Segurança, Saúde, Administrativos, entre outros, realizada nesta terça-feira (8), ficou aprovada pela maioria dos servidores, a proposta de data-base com percentual de 10,16% apresentada pelo governador Ronaldo Caiado. A expectativa é que a reposição seja paga já na folha de março.

No entanto, ficou acordado que o índice refere-se apenas à data-base de 2021 já que a justificativa do governo é que essa alíquota não poderia ser maior por conta do ingresso do Estado no Regime de Recuperação Fiscal (RRF). A mobilização para receber os percentuais referentes às outras datas-bases da atual gestão (2018, 2019 e de 2020) que somam 15,37% vai continuar.

A maioria achou apropriado assegurar a reposição de 2021 já nos próximos salários e continuar pressionando para que seja construída uma negociação para o recebimento das demais datas-bases”, explicou o presidente do Sindsaúde-GO, Ricardo Manzi.

Na tarde desta terça-feira, foi entregue ao secretário da Governadoria, Adriano Rocha Lima, um documento com o resultado oficial da assembleia destacando que o percentual de 10,16% não quita as demais datas-bases.

Inicialmente, o governo havia apresentado uma proposta de data-base no valor de apenas de 5,5%. O índice foi recusado pelas entidades que insistiram na melhoria da proposta.

Saúde

Além da articulação para receber as demais datas-bases, o Sindsaúde discute com o secretário estadual da Saúde, Ismael Alexandrino, o realinhamento da tabela salarial dos servidores da Secretaria da Saúde contemplando ativos e aposentados. O assunto foi tratado durante reunião com Alexandrino na última segunda-feira (7).

Outra pauta apresentada pelo Sindicato ao secretário foi o aumento do teto do vale-alimentação para R$ 10 mil. Atualmente, o benefício é pago para quem recebe até R$ 5 mil, exceto para a Educação. O receio do Sindsaúde é que os servidores da saúde fiquem prejudicados com o corte do auxílio diante de qualquer reajuste salarial por menor que seja. A progressão de carreira também foi pauta da reunião.

Assembleia

Ficou acordado que o secretário articulará uma reunião entre o governador e o Sindsaúde nos próximos dias para que seja construída uma proposta de compensação das perdas salariais dos servidores da saúde. O Sindicato também chamará uma assembleia geral específica dos servidores da SES para tratar desses e de outros assuntos.