No COE estadual, Sindsaúde discute vacinação de grupos prioritários

 No COE estadual, Sindsaúde discute vacinação de grupos prioritários

Young doctor is holding hypodermic syringe with vaccine vial and rubber gloves on gray background.

Como integrante do Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública de Goiás para Enfrentamento ao Coronavírus, o Sindsaúde tem levantado questões sobre o programa estadual de vacinação e o seu cumprimento em relação aos grupos prioritários. O retorno às aulas presencias nas escolas públicas também foi discutido durante reunião no último dia 3. Veja a entrevista com a vice-presidente do Sindsaúde e membro do COE estadual, Néia Vieira.

Quais são as principais falhas apontadas pelo Sindsaúde em relação à vacinação em Goiás?

Há um plano estadual de vacinação determinando como grupos prioritários, os profissionais de saúde da linha de frente, os idosos, pessoas com deficiência sob o cuidado de instituições e indígenas aldeados. O ocorre que com a descentralização para os Conselhos de Classe, outros profissionais, além dos da linha de frente do atendimento à Covid, poderiam ter acesso à vacinação antes dos grupos prioritários.  Não somos contra o plano estadual de vacinação desde que ele seja cumprido e garanta de fato que aqueles que têm mais necessidade recebam em primeiro lugar até que tenha a possibilidade de vacina para todos.

De que forma o Sindsaúde defende que seja feita a vacinação?

O ideal é que nós tivéssemos vacina para toda a população e não apenas os profissionais de saúde na linha de frente e para os demais grupos de risco. Gostaríamos que todos os trabalhadores e a população em geral pudessem se vacinar. Entretanto, sabemos que estamos lidando com a escassez de vacina e por isso foi preciso eleger grupos prioritários.

Quais foram as justificativas apresentadas no COE para liberar a vacinação para os conselhos?

A coordenação de Imunização do Município de Goiânia alegou que era necessário democratizar o acesso aos profissionais e por isso, contou com o auxílio dos conselhos como forma de agilizar esse processo.

Qual é a crítica do Sindsaúde a essa descentralização?

A nossa crítica é que a única exigência dos conselhos era a apresentação da carteira profissional, de um contracheque e do comprovante de endereço, o que possibilitou que qualquer profissional, mesmo não estando na linha de frente, pudesse se vacinar.

A execução do plano de vacinação é atribuição apenas da Secretaria de Saúde? 

O plano estadual é uma orientação aos municípios de como garantir acesso à vacinação aos grupos prioritários, pela fato de não haver vacina para todos. Isso implica em estabelecer parcerias e diálogo com os conselhos e a sociedade civil, o que pode interferir na forma como as ações são organizadas.

Como você avalia o retorno às aulas presenciais?

Foram apresentados alguns estudos realizados na Europa e Estados Unidos apontando que a volta às aulas interfere muito pouco no aumento do número de casos. Entretanto, é essencial que se cumpram os protocolos estabelecidos de distanciamento, utilização de álcool gel e uso de máscaras. Caso não seja possível cumprir essas determinações, não se recomenda o retorno às aulas. A nossa preocupação é de que nem todas as escolas públicas tenham condições de cumprir os protocolos estabelecidos.

As reuniões do COE são deliberativas?

As reuniões do COE são consultivas e deliberativas e servem como orientação para o gestor. O COE delibera e o gestor determina se acata ou não essa deliberação. 

Como são realizadas as reuniões do COE?

As reuniões do COE acontecem semanalmente. Nelas são avaliados o contexto, o cenário e as providências a serem tomadas em relação à pandemia de Covid-19.

Qual é a composição do COE?

O COE reúne representantes de alguns municípios e Estado, além de pesquisadores da Universidade Federal de Goiás, representantes do Ministério Público Estadual e Federal, sindicatos da Saúde e Educação, Infraero, Cremego, CorenGO, APHACEG, entre outros.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud