No Paço, Sindsaúde tenta reverter portaria que altera escalas da enfermagem

 No Paço, Sindsaúde tenta reverter portaria que altera escalas da enfermagem

Com o objetivo de discutir a portaria publicada pela prefeitura de Goiânia que cancelou todas as escalas dos profissionais da enfermagem alterando-as para o regime de 12/60, o Sindsaúde se reuniu ontem (08), com gestores da Secretaria Municipal de Saúde. A reunião aconteceu no departamento de Assistência a Saúde, local de onde partiu a publicação da portaria.

No dia 2 de janeiro, a Diretoria de Atenção a Saúde publicou um memorando circular determinando que “todos os coordenadores de Distritos Sanitários e Unidades de Saúde cancelem, a partir de 1 de fevereiro, toda e qualquer escala em regime especial, dos profissionais de enfermagem, devendo estes fazer cumprir a escala de 12X60 horas diárias, conforme a necessidade única e exclusiva do serviço”.

Provocando apreensão e bastante indignação entre os servidor@s, o Sindsaúde buscou o diálogo com a prefeitura para reverter essa decisão. No entanto, os gestores foram enfáticos ao dizer que a secretária de Saúde, Fátima Mrue, não voltará atrás, e que em breve irão montar uma escala padrão de 12/60 para todos os trabalhador@s.

Segundo os gestores, no dia 15 de janeiro haverá uma nova reunião e essa escala será apresentada. As escalas serão por unidade de saúde e feitas todo mês. Já do dia 15 ao dia 22 de janeiro, os profissionais da enfermagem terão a oportunidade de apresentar uma nova escala que atenda o serviço, tendo a exigência mínima de 2 enfermeiros por plantão. Após o dia 22, essa escala será homologada e publicada. Mesmo assim, caso haja a necessidade de mudança será permitido ao profissional fazer até 4 trocas.

A chamada escala especial será concedida somente após processo na prefeitura e em casos específicos.

A prefeitura informou que está cumprindo uma solicitação da Câmara dos Vereadores, já que os parlamentares exigem que as escalas sejam publicadas todo mês. Os primeiros profissionais a sofrer com a mudança são os da enfermagem, mas, posteriormente, será estendida para todos os trabalhador@s da Secretaria de Saúde.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud