Participantes do 1º Seminário de Saúde Bucal debatem os entraves e avanços na odontologia

Foto: Carlos Costa/Alego

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) foi palco na manhã desta terça-feira, 6, do “1º Seminário de Saúde Bucal do Estado de Goiás”, por meio de iniciativa do deputado Mauro Rubem. Naquela ocasião, também foi feita a instalação da Frente Parlamentar de Saúde Bucal com a presença também do deputado Antônio Gomide (PT) e Rosângela Rezende (Agir), que tem formação em odontologia.

Participaram da mesa de trabalhos, além dos três deputados acima citados os seguintes representantes: o presidente do Sindicato dos Odontologistas do Estado de Goiás (SOE-GO), José Augusto Milhomem da Costa; a coordenadora-geral de Saúde Bucal – Ministério da Saúde, Doralice Severo da Cruz; o representante da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), José Carrijo Brom.

Ainda compuseram a mesa, o presidente do Conselho Regional de Odontologia em Goiás (CRO-GO), Renerson Gomes; a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems), Patrícia Palmeira de Brito Fleury; o diretor da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor Gersinei Carlos de Freitas e, também, a Coordenadora de Saúde Bucal de Goiás, Maria de Fátima.

O primeiro a falar foi o deputado Mauro Rubem que reforçou que é fundamental dar força e visibilidade para que a saúde bucal seja uma realidade no estado de Goiás. “O objetivo é garantir saúde bucal a todos. Fazer as intervenções preventivas e necessárias e valorizar os profissionais. Não existe assistência ou melhora da saúde bucal se não existir respeito aos profissionais”, afirmou.

O deputado Mauro Rubem faz uso da palavra durante o 1º Seminário de Saúde Bucal.

Em seguida, o deputado Antônio Gomide (PT) reiterou que o momento é único para restabelecer o programa federal Brasil Sorridente, que oferta atendimentos bucais. “Nós queremos, com esse pontapé inicial de hoje, promover encontros em todas as regiões do estado e discutir qual odontologia nós queremos, seja nas universidades, no acesso a consultório e as políticas públicas de saúde e, assim, restabelecer o Brasil Sorridente e fazer da odontologia aquilo que a população espera. E assim fortalecer, ainda mais, nosso Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse.

Representante da UFG

Depois dos deputados, o representante da UFG, Gersinei Freitas, elencou prioridades que precisam ser estabelecidas na área da odontologia. Segundo ele, é preciso trabalhar juntamente com a sociedade, com os representantes de classe, com os poderes estabelecidos, para que toda a população possa ter acesso aos cuidados que devem ser realizados pela saúde bucal.

O professor ressaltou que é preciso valorizar a odontologia e toda a classe relacionada a ela, dessa forma é possível oferecer um serviço de melhor qualidade. “É, sem dúvida, uma questão pela qual devemos lutar, valorizando essa profissão tão bela e digna, que trata o sorriso e a autoestima das pessoas.”

Conselho fala em fortalecimento

Na sequência, a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems), Patrícia Fleury, disse que o maior objetivo de todos deve ser fortalecer e reconstruir a saúde bucal no Brasil.

Ela destacou que é muito significativo que a frente parlamentar criada na Alego tenha quatro deputados integrantes e cirurgiões dentistas. E ressaltou, ainda, a necessidade de integração para otimizar os serviços, afirmando que não se constrói política pública sustentada sem a participação dos três entes federados: União, estados e municípios.

Retrato da saúde bucal

A penúltima representante a fazer uso da palavra foi a coordenadora-geral de Saúde Bucal e Secretária Primária da Saúde, ligada do Ministério da Saúde, Doralice Severo da Cruz. Ela apresentou a Política Nacional de Saúde Bucal – denominada Brasil Sorridente – mostrando um amplo retrato do país.

“Existem inúmeras especialidades dentro da odontologia e damos atenção a todas elas, das mais básicas até as mais complexas, sempre amparadas no que diz a ciência. Uma das nossas metas é criar uma grande rede para identificar o câncer de boca na população brasileira”, informou Doralice.

Na atenção primária à saúde, ela destacou as unidades odontológicas móveis e as equipes de saúde bucal, mostrando os mapas de cobertura da saúde bucal, evidenciando que a região Centro-Oeste tem capilaridade que precisa ser ampliada.

“Havia muitos atendimentos represados e, neste ano, em todo o país, atendemos mais de 10 milhões de pessoas que aguardavam um odontólogo. No Centro-Oeste, apenas 19 municípios não estão listados nos nossos serviços, o que não significa que não recebam atendimento”, demonstrou.

A gestora disse que os laboratórios regionais de próteses dentárias ainda são muito demandados em todas as regiões do país, demonstrando que no Brasil ainda existe um excesso de extração dentária. “Acredito que na medida em que a atenção primária prevalecer, esses números devem diminuir”, afirmou.

Por fim, ela mostrou o panorama da saúde bucal em Goiás, mostrando que em todo o estado existem 1.134 equipes de saúde bucal, espalhados por todos os municípios goianos. Ela também disse que, em abril, passou pela capital goiana uma força-tarefa odontológica, enviada pelo Ministério da Saúde.

Em Goiás

A coordenadora de Saúde Bucal do Estado de Goiás, Maria de Fátima foi a última a se pronunciar e explanou sobre as ações no sentido de organizar e disponibilizar a estrutura adequada para os atendimentos odontológicos.

Maria destacou o que já foi implementado, mas pontuou que sempre é possível ampliar e aumentar a qualidade dos serviços ofertados. “Ao longo dessa pandemia, a importância e o cuidado com a saúde bucal foi ampliada. Hoje, sabemos sobre a importância da saúde bucal num contexto de saúde geral e como ela pode desencadear problemas graves. Por isso, Goiás tem crescido na assistência à saúde bucal, atuando em conjunto com as entidades e com os gestores municipais”, explicou.

A coordenadora apontou, ainda, que uma das dificuldades encontradas quanto à disponibilidade de atendimentos está ligada diretamente aos pequenos municípios. “A gente precisa pedir aos cirurgiões dentistas para vestir a camisa, e convencer os gestores a implementar assistência na saúde bucal. Isso, lá na frente, se reflete em investimentos aos municípios, sobretudo com verbas”, concluiu.

CRO condecorou deputados

Durante o seminário de saúde bucal, os parlamentares Mauro Rubem, Antônio Gomide e Rosângela Rezende foram condecorados pelo Conselho Regional de Odontologia de Goiás com certificado de honra ao mérito pela atuação em defesa da saúde bucal.

Os certificados foram entregues pelo presidente da instituição, Renerson Gomes, que declarou que o trabalho da frente parlamentar é fundamental para vigiar e assegurar as garantias legais que asseguram a atuação profissional de odontologia em favorecimento da população.

Fonte: Texto: Agência Assembleia de Notícias/Fotos: Carlos Costa.