Programa Mais Saúde com Agente: novo edital é aberto para adesão dos municípios

Os municípios interessados em integrar o Programa Mais Saúde com Agente têm agora a oportunidade, com o recente lançamento do edital de adesão nesta quarta-feira (24). Os gestores locais de saúde estão convidados a aderir por meio do sistema e-Gestor, no período de 26 de janeiro a 8 de fevereiro de 2024.

Desta vez, a segunda turma do programa disponibiliza 180 mil vagas para os cursos técnicos de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias (ACE).

A abertura de novas vagas era uma das reivindicações do Sindsaúde e da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Fenasce). O vice-presidente do Sindsaúde, Aliandro Paulo, acredita que essa medida vai ampliar a capacitação e eleva o atendimento à população a um novo patamar.

No ano de 2023, os cursos registraram mais de 235 mil inscrições homologadas e alcançaram 98% dos municípios brasileiros. Com a oferta de 200 mil vagas, a iniciativa diplomou 90% dos estudantes, consolidando-se como o maior curso de formação técnica, no formato híbrido, voltado para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Mais Saúde com Agente

O Programa Mais Saúde com Agente, fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e as Escolas de Saúde do SUS, tem como objetivo capacitar agentes para aprimorar o cuidado prestado por esses profissionais de saúde nos territórios. Além disso, busca ampliar a vigilância em saúde e o combate às endemias, promovendo a resolutividade da Atenção Primária à Saúde. A iniciativa visa contribuir para uma melhor saúde da população e fortalecer o SUS integrando o trabalho de ACS e ACE.

*Com informações do portal gov.br/saude