Proposta de aposentadoria especial para ACS e ACE defendida pelo Sindsaúde e pela Fenasce é a 1ª colocada no Ministério da Previdência Social

Os esforços do Sindsaúde-GO e da Fenasce resultaram em uma grande conquista para os Agentes de Combate às Endemias (ACS) e Agentes Comunitários de Saúde (ACE).

A proposta de aposentadoria especial foi classificada como a 1ª colocada do Ministério da Previdência Social no Plano Plurianual (PPA) e, de forma ainda mais significativa, alcançou a 10ª posição entre todas as propostas apresentadas no PPA.

Essa vitória representa um marco importante na valorização desses profissionais que dedicam suas vidas para cuidar da saúde da população e que levam prevenção de doenças e promoção de saúde ao lar de cada brasileiro”, destaca a diretora do Sindsaúde e da Fenasce, Elaine Silva.

Já o diretor do Sindsaúde e da Fenacsaúde, Ricardo Manzi, pontua que a proposta de aposentadoria especial é fundamental para garantir que esses profissionais tenham uma aposentadoria digna e justa, levando em consideração os riscos e as condições de trabalho enfrentadas por eles ao longo de suas carreiras.

Vice-presidente do Sindsaúde e diretor da Fenasce, Aliandro Paulo, ressalta que a aprovação da proposta foi resultado da participação e do engajamento dos agentes e que com isso, as reivindicações da categoria terão maior probabilidade serem atendidas.

O que é PPA Participativo

É uma iniciativa do Governo Federal, que está proporcionando a elaboração do Plano Plurianual (PPA) com participação da sociedade, seja por meio de conselhos participativos, associações, sindicatos e ONGs, seja de forma direta pela população, por meio da participação digital. De 2003 a 2016, o Brasil teve experiências de participação social bem-sucedidas.