Reajuste salarial dos ACS e ACE é aprovado pelo Senado

A Medida Provisória 827/2018, que regula a atividade dos agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, foi aprovada nesta quarta-feira (11) no Plenário. Um dia antes o projeto tinha sido aprovado na Câmara. Entre as mudanças, o texto determina que a jornada de trabalho da categoria terá mais flexibilidade para o desenvolvimento das atividades segundo as necessidades da região e do momento.

Com as aprovações, os agentes vão receber um aumento escalonado, passando para R$ 1.250 em 2019, R$ 1.400 em 2020 e chegando a R$ 1.550 em 2021. O PLV também estabelece que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) fixará o valor reajustado do piso, além de prever seu reajuste anual a partir de 2022, sempre em 1º de janeiro de cada ano.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado