Senado aprova PEC da Enfermagem e proposta segue para promulgação

 Senado aprova PEC da Enfermagem e proposta segue para promulgação

O Senado aprovou nesta terça-feira (20) a PEC nº 42/2022, que viabiliza o pagamento do piso salarial para profissionais da enfermagem. A proposta, que havia sido avalizada pela Câmara na semana passada, segue para promulgação que deve acontecer ainda esta semana antes do recesso parlamentar.

Segundo o projeto, a ajuda da União para estados e municípios usará recursos do superávit financeiro dos fundos públicos do Poder Executivo, verificados ao fim de cada ano entre os exercícios de 2023 a 2027. A proposta não vale para os saldos vindos do esforço de arrecadação dos servidores civis e militares da União, como os relacionados à cobrança da dívida ativa.

A Lei nº 14.434, aprovada pelo Congresso Nacional, estabelece como piso para a categoria o valor de 4.750 reais. O montante é a referência para o cálculo dos vencimentos de técnicos (70%), auxiliares de enfermagem (50%) e parteiras (50%).

O piso da enfermagem, já aprovado pelo Congresso Nacional, está suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O argumento do ministro Roberto Barroso, autor da decisão, foi que a criação do piso sem uma fonte de recursos garantida levaria a demissões no setor e colocaria em risco a prestação de serviços de saúde. A decisão atendeu pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde).

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud