Sindsaúde fortalece luta pela revogação da suspensão do piso; protesto ocorreu em frente ao HC

Profissionais da enfermagem voltaram a realizar novo protesto contra a suspensão da lei do piso salarial. A manifestação desta sexta-feira (9) ocorreu pela manhã em frene ao Hospital das Clínicas, em Goiânia. Enfermeiros, técnicos e auxiliares querem a revogação imediata da liminar que suspendeu o piso da categoria (Lei 14.434/22).

Na manhã desta sexta-feira, cerca de 300 profissionais da enfermagem se reuniram em frente à entrada principal do Hospital das Clínicas. Com apitos, nariz de palhaço, faixas e bandeiras, os trabalhadores manifestaram indignação.

A enfermagem está viva e vai resistir. Nós vamos lutar contra o quem for necessário“, enfatizou a presidente em exercício do Sindsaúde-GO, Néia Vieira. Ela completou lembrando que “são mais de 20 de luta pela criação do piso” e que “a categoria não vai aceitar mais esse ato de desvalorização”.

A diretora do Sindicato, Sirley Braga, acrescentou que a proposta do ato é mostrar para a população o valor da categoria e que sem esses profissionais não há saúde. Já o diretor, Erivânio Herculano, lembrou que a categoria já teve perdas quando a proposta salarial teve o valor reduzido e quando foi retirada às 30h do projeto.

Entidades sindicais que apoiam a categoria também marcaram presença na mobilização. O ato encerrou com uma caminhada cujo objetivo foi sensibilizar a população em relação à importância do piso salarial para a categoria.

Suspensão

A liminar do ministro do STF, Luís Roberto Barroso que suspendeu, no domingo (4), a Lei Federal 14.434 que criou o Piso Nacional da Enfermagem, pegou a categoria de surpresa. A decisão foi monocrática e atendeu ao um pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde).