Sindsaúde participa de nova rodada de negociação com a gestão de Aparecida

Com a finalidade avançar as negociações sobre as principais reivindicações dos servidores da saúde do município de Aparecida de Goiânia, o Sindsaúde se reuniu nesta quinta-feira (25), com os secretário Municipal de Saúde, Alessandro Magalhães e o secretário Municipal de Finanças, André Rosa.

Dentre as pautas discutidas, está o cumprimento do piso nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE) e o pagamento da progressão do plano de carreira (Lei 085/14).

Usando como justifica a Lei Complementar 173/2020, os gestores se posicionaram relutantes em relação ao pagamento do piso salarial dos ACE e ACS e à concessão da proporcionalidade entre níveis (65%). Eles alegaram ser necessário realizar, primeiramente, um estudo para conhecer impacto nas finanças do município. Segundo eles, a apresentação desse levantamento está prevista para março.

O Sindsaúde também cobrou o pagamento da data-base de 2020 (2,76%). A secretaria Geral do Sindsaúde, Flaviana Alves, afirmou que, ao contrário do que alega a Administração, o Município ainda possui margem financeira de 27,97% de acordo com estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Diesse).

Além dessas reivindicações, ainda foi discutida a realização de concurso público para cobrir o déficit de profissionais na saúde e também o plano de carreira dos servidores administrativos. Uma nova reunião será marcada para o próximo mês com o objetivo de obter parecer da prefeitura de Aparecida de Goiânia com relação as demandas apresentadas.

Assembleia

O Sindsaúde participou na terça-feira (23), da primeira Mesa de Negociação Permanente dos servidores aparecidenses. Durante a reunião, o retorno da gratificação de produtividade e da titularidade foram abordados pelos representantes sindicais como demandas urgentes em solução. Entre essas pautas, foram defendidas também melhores condições de trabalho e assistência aos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) de Aparecida de Goiânia