Sindsaúde se reúne com vereador Jean Carlos em busca de apoio para negociar pauta dos trabalhadores da saúde de Anápolis

Dando continuidade à mobilização em defesa dos trabalhadores da saúde de Anápolis, o Sindsaúde se reuniu na segunda-feira (10), com o presidente da Comissão do Direito do Servidor Público e do Trabalho e vereador de Anápolis, Jean Carlos (DEM) com o objetivo de buscar apoio na devolução das gratificações dos servidores.

A diretora do Sindsaúde, Sílvia Regina, e as técnicas de enfermagem do Hospital Municipal, Ester Shruber e Rose Leão participaram da reunião no gabinete do parlamentar e questionaram os critérios de avaliação para a concessão do benefício, visto que, nem todos foram contemplados e os valores variam de R$ 250 reais a 8 mil reais.

O vereador se comprometeu a levar as indagações sobre os métodos de seleção, avaliação e de desempate para o recebimento da gratificação ao Poder Executivo Municipal.

Leia também: Sindsaúde pede mobilização de vereadores em defesa dos trabalhadores da saúde de Anápolis

Entenda

A principal reivindicação dos trabalhadores é o retorno do pagamento de R$ 200 reais proveniente das gratificação que todos os servidores recebiam. Em dezembro de 2020, a prefeitura suspendeu o benefício com a justificativa de avaliação, porém com o retorno, nem todos foram contemplados.

Além de defender a retomada do pagamento da gratificação a todos os servidores, o Sindsaúde cobra o cumprimento do piso nacional dos Agentes Comunitários (ACS) e de Endemias (ACE) de R$ 1.550 previsto para 2021.

O Sindsaúde também reivindica o pagamento das datas-bases de 2020 e de 2021. Não há impedimentos que justifiquem a falta de pagamento dessa reposição salarial visto que estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), mostra que o município de Anápolis tem margem de 14,14% para gasto com pessoal, o que não feriria a Lei de Responsabilidade Fiscal (101/2000).