Sindsaúde cobra respostas para reivindicações de servidores durante reunião do Conselho de Saúde de Senador Canedo

Durante reunião do Conselho Municipal de Saúde de Senador Canedo na qual foram apresentados os balancetes do primeiro quadrimestre de 2023 e o Relatório Anual de Gestão, o Sindsaúde cobrou respostas sobre gratificação e convocação do concurso público (Edital 2019). A reunião ocorreu na quarta-feira (11), na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

Gratificação

As diretoras do Sindsaúde, Elaine Silva (conselheira de saúde) e Sirley Braga (suplente) questionaram a morosidade na concessão da gratificação de produtividade para Analistas de Saúde, com foco especial em biomédicos e enfermeiros. A secretária municipal de Saúde, Verônica Savatin, esclareceu que a regulamentação dessas gratificações será feita por categoria, por meio de decreto ou lei específica.

Convocações

Outra cobrança do Sindsaúde foi em relação à reposta do Ministério Público sobre a convocação dos aprovados e recadastro de reserva referente ao concurso público (Edital 2019). Ficou decido que a pauta voltará à reunião do Conselho uma vez que não havia a presença de nenhum representante do Ministério Público.

Ainda sobre a convocação dos aprovados, Verônica Savatin comunicou que, até dezembro de 2023, um cronograma de convocação para o quadro geral será apresentado, traçando diretrizes para esse processo.

Agentes

Elaine Silva também indagou a respeito da previsão de convocação dos Agentes de Combate a Endemias (ACE). A secretária informou que, a partir do próximo ano, um cronograma de convocação será elaborado, buscando atender às necessidades do município.

Por fim, sobre os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Verônica Savatin esclareceu que o Ministério da Saúde ainda não emitiu resposta em relação ao anúncio da convocação feito pela Prefeitura, que visa beneficiar 5 ACS.

Vamos continuar pontuando as reivindicações dos servidores e as necessidades do município para que haja uma prestação de serviço eficiente e de qualidade”, frisa Elaine Silva.

Além das diretoras, Elaine Silva e Sirley Braga, participou da reunião representando o Sindsaúde, a diretor Rafael Ferreira.