Sindsaúde vai questionar na Justiça medida adotada pela SES sobre pagamento de diferenças salariais

 Sindsaúde vai questionar na Justiça medida adotada pela SES sobre pagamento de diferenças salariais

O departamento jurídico do Sindsaúde-GO vai contestar na Justiça uma medida adotada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) que induz o servidor a abrir mão do pagamento de diferenças salariais em processos judiciais. O Sindicato considera inconstitucional a iniciativa da Secretaria de vincular o pagamento de diferenças salariais à declaração de não judicialização de demandas.

Com base no Ofício Circular (69/2021) de 26 de janeiro de 2021, a SES propõe o pagamento de diferenças salariais ao servidor desde que ele “renuncie ao direito” de pedir na Justiça o cumprimento de sentenças. O fato que a Secretaria não explica quando, como e nem se valor será pago integralmente.

Demandas
O documento se refere à diferenças salariais diversas devidas a servidores e/ou ex-servidores anteriores a 2014 ou de 2014 cujo valor individual seja superior a R$ 8.000,00 (oito mil reais); férias indenizadas de ex-servidores e/ou aposentados; e licença-maternidade indenizada.

Além disso, a SES está propondo que o servidor assine uma declaração em que dá plena e geral quitação da quantia de possíveis recebimentos não tendo no futuro qualquer acréscimo ou diferença a requerer.
Orientação

Portanto, entendendo que a medida prejudica o servidor, o departamento jurídico do Sindsaúde orienta aos servidores que NÃO assinem a referida declaração. Apesar da justificativa da SES de que “tal ação tem a finalidade cautelar de evitar o pagamento indevido ou em duplicidade”, o jurídico do Sindicato entende que, por meio desta assinatura, o servidor perde o direito de solicitar as diferenças salariais judicialmente e passa a depender unicamente da “vontade” da SES.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud