VITÓRIA! Piso salarial do ACS e ACE é constitucional, decide STF

 VITÓRIA! Piso salarial do ACS e ACE é constitucional, decide STF

O Superior Tribunal de Justiça (STF) concluiu ontem (27), que o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate de Endemias (ACE) é constitucional e deve será aplicado aos agentes dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Todos os ministros entenderam que o piso deve ser aplicado como remuneração mínima nacional.

O Sindsaúde e a Fenasce acompanharam “in loco” a maioria das sessões nas quais os ministros discutiram a constitucionalidade e a aplicabilidade do piso. “Essa é mais uma vitória para a categoria. Desde o início estávamos a atentos e acompanhando com muita apreensão. Havia a possibilidade de haver retrocessos na luta dos agentes pela valorização salarial”, destacou o vice-presidente do Sindsaúde e diretor da Fenasce, Aliandro Paulo.

Definição de piso

Posteriormente, a Corte fixará a tese sobre o resultado do julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 1279765, tema 1132 da repercussão geral. Nesse sentido, há a expectativa das entidades de que, ao publicar a tese, o STF mantenha o entendimento a respeito do conceito de piso salarial, considerando-o apenas como vencimento base. Assim, as demais vantagens e gratificações recebidas pelos agentes não seriam comprometidas.  

Entenda o caso

O Município de Salvador (BA) recorreu de decisão da 6ª Turma Recursal dos Juizados Especiais da Fazenda Pública do Estado da Bahia que determinou à administração municipal o pagamento do piso salarial da categoria, previsto na Lei federal 11.350/2006, com a redação dada pela Lei 12.994/2014. Segundo a Turma Recursal, o STF, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4167, havia validado a norma geral que fixou o piso salarial dos professores do ensino médio com base no vencimento, e não na remuneração global.

O processo começou a ser julgado em sessão virtual, mas, em razão de pedido de destaque do ministro Dias Toffoli, o caso foi levado para o Plenário físico. Na sessão de ontem, ao reajustar seu voto dado em ambiente virtual, o ministro Alexandre de Moraes (relator) concluiu que o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias tem previsão expressa na Constituição Federal (artigo 198). Na sua avaliação, os vencimentos ficam sob responsabilidade da União, e os recursos destinados ao pagamento serão consignados em seu orçamento geral, com dotação própria e exclusiva, não havendo desrespeito à competência dos entes federativos. O entendimento em relação à constitucionalidade do piso foi unânime.

***FONTE: com informações do portal do STF

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud